top of page
dadandtio2.jpg

Na foto acima, Prof. Ricardo Koury e Prof. Luiz Machado (de pé), em 1999, quando dividiam a sala do antigo Galpão da Mecânica.

dadandtio_edited.jpg

Na foto acima, Prof. Ricardo Koury (a frente) e Prof. Luiz Machado (ao fundo), em 1999, quando dividiam a sala do antigo Galpão da Mecânica.

CECAR E
A HISTÓRIA
DO GREA

O Grupo de Refrigeração da Escola de Engenharia da UFMG foi fundado no início dos anos 1980 pelo saudoso Prof. Ricardo Koury. Daquela época até meados de 1990, vários mestres foram formados no seio daquele lendário grupo de pesquisa. Rebatizado com o nome de Grupo de Refrigeração e Aquecimento (GREA), sua liderança, desde 1996, passou a ser divida entre o Prof. Koury e o Prof. Luiz Machado, atual coordenador da equipe.

 

Há sete anos, as principais frentes de trabalho do GREA congregam pesquisas em sistemas de refrigeração e climatização de ambientes, bombas de calor solar para aquecimento de água, fluidos refrigerantes da 4ª geração e transferência de calor por ebulição em tubos de aço durante o processo de tempera. Até último registro, realizado em 2021, mais de 40 mestres e 20 doutores haviam concluído a pós-graduação no GREA em trabalhos de cunho experimental e com forte enfoque em modelagem matemática, gerando mais de 50 artigos publicados em periódicos internacionais com Qualis A1 da Capes. Além disso, cerca de 30 engenheiros e profissionais de áreas afins participaram do Curso de Especialização em Refrigeração (CER), ofertado em 2002, e do Curso de Especialização em Condicionamento de Ambientes e Refrigeração (CECAR), ofertado em 2010 e 2011. As fotos ao lado mostram o Prof. Ricardo Koury e o Prof. Luiz Machado na época em que planejavam o primeiro desses cursos.

 

Passados dez anos, a equipe do GREA, formada por professores e profissionais do mercado, pensaram no CECAR 2022. Novos tempos, novos desafios, mas a certeza de continuar formando pessoas. Esta é a missão do GREA.

bottom of page