top of page

Disciplinas
Abordadas

As disciplinas do curso foram organizadas a partir de quatro grandes áreas:

formação base

Fenômenos

de Transporte

Carga Horária: 30 horas

Responsáveis: Luiz Machado / Rudolf Huebner

Processos de transferência de calor. Condução de calor em regime permanente e unidimensional. Convecção forçada sobre superfícies planas e em escoamentos internos e externos. Noções de trocadores de calor. Noções de mecânicas dos fluidos e perda de carga em escoamento em tubos. Uso de técnicas CFD.

Metodologia

Técnica e Científica 

Carga Horária: 15 horas

Responsável: Alexandre Mendes Abrão

Metodologia de trabalho técnico e científico. Pesquisa bibliográfica. Redação técnica e científica. Apresentação oral de trabalhos técnicos e científicos. Normas técnicas.

Termodinâmica

Aplicada

Carga Horária: 30 horas

Responsáveis: Raphael Nunes de Oliveira /  Rafael Augusto Magalhães Ferreira

Propriedades de uma substância pura; diagramas termodinâmicos; trabalho e calor; primeira lei da termodinâmica para massa e volume de controle; segunda lei da termodinâmica para ciclos de refrigeração; entropia; segunda lei da termodinâmica para massa e volume de controle;

noções de ar úmido.

Ar Condicionado e Ventilação

Carga Térmica

Carga Horária: 30 horas

Responsável: Sandra Ricardo Botrel e Silva

Parâmetros de conforto: temperatura, umidade relativa, pureza e movimentação do ar. Ganhos de calor do recinto: internos (pessoas, iluminação e equipamentos) e externos (transmissão pelas paredes e vidros, radiação pelos vidros e ar de renovação). Razão calor sensível e calor total. Cálculo das condições

do ar de insulamento.

Carga Térmica –

Software Energy Plus

Carga Horária: 15 horas

Responsáveis: Roberta Vieira Gonçalves de Souza  /

Ana Carolina de Oliveira Veloso

Introdução à avaliação de eficiência energética e de desempenho térmico de edificações por simulação computacional. Exigências humanas para conforto térmico. Simulação computacional no software Energy Plus e Open Studio. Eficiência energética e de desempenho térmico nas edificações: análise e dimensionamento de componentes. Normas técnicas e regulamentos.

Eficiência Energética

Edificações/ Etiqueta PROCEL

Carga Horária: 15 horas

Responsável: Grace Cristina Roel Gutierrez

Introdução à eficiência energética em edificações. Aspectos arquitetônicos para eficiência energética. Aplicação do método prescritivo do RTQ.

Projeto em Condicionamento

de Ambientes

Carga Horária: 30 horas

Responsável: Sandra Ricardo Botrel e Silva

Dimensionamento e seleção dos equipamentos de produção de frio: condicionadores centrais de ar (self-containeds), centrais de água gelada (reciprocating water chillers e centrifugal water chillers) e climatizadores de ar (fan-coils). Dimensionamento e seleção dos equipamentos de distribuição de frio: dutos de ar e tubulações e bombas de água gelada. Dimensionamento e seleção dos equipamentos acessórios: torres de resfriamento, tubulações e bombas de circulação de água de condensação, ventiladores, resistências de aquecimento, umidificadores e desumidificadores

de ar e filtros. 

Ventilação

Carga Horária: 15 horas

Responsável: Juan Jose Garcia Pabon

Ar puro e contaminantes. Ventilação natural. Ventilação mecânica diluidora. Ventilação local exaustora. Seleção de ventiladores e captores.

refrigeração

Fluidos Refrigerantes

– Impactos no Meio Ambiente

Carga Horária: 15 horas

Responsável: Tiago de Freitas Paulino

Gerações de fluidos refrigerantes. Métricas de impacto ambiental gerados pelos fluidos refrigerantes. Análise comparativa entre diferentes fluidos refrigerantes em equipamentos de refrigeração.

Projeto de Câmaras

Frigoríficas Industriais

Carga Horária: 15 horas

Responsável: Luiz Cláudio de Alvarenga Crêspo

Carga térmica. Tipos de refrigerantes. Especificação de compressores, condensadores, evaporadores, separadores de líquido, válvulas de expansão, bombas e reservatórios de amônia. Dimensionamento do circuito de ar e de amônia. Sistema de controle dos equipamentos. Especificação dos suportes dos equipamentos.

Refrigeração por

Compressão de Vapor

Carga Horária: 30 horas

Responsáveis: Luiz Machado / Matheus Pereira Porto

O ciclo de refrigeração por compressão de vapor. Trocadores de calor: evaporador e condensador. Compressor. Dispositivos de expansão. Balanços de energia e massa em sistemas de refrigeração por compressão de vapor. Perda de pressão e cálculo da massa em escoamentos bifásicos. Uso da termografia em sistemas de refrigeração.

Refrigeração por

Sistemas não Convencionais

Carga Horária: 15 horas

Responsáveis: Márcio Fonte Boa Cortez / Paulo Vinicius Trevizoli

Refrigeração por absorção. Refrigeração por adsorção. Refrigeração termoelétrica. Refrigeração Magnética.

formação geral

Acústica do Meio Ambiente

Natureza e propagação do som: teoria básica, tipos de ruído, propagação em campo livre. Grandezas acústicas: pressão, intensidade, potência sonora, níveis sonoros. Efeitos de ruído no homem. Descritores de ruído ambiental. Instrumentação básica para medição. Técnicas de medição. Poluição sonora: legislação ambiental.

Instalações Elétricas

em Condicionamento de

Ambientes e Refrigeração

Carga Horária: 30 horas

Responsável: Victor Flores Mendes

Circuito de força. Circuito de operação. Motores elétricos. Chaves elétricas, contactores, relés, botoeiras, lâmpadas piloto, bobinas elétricas. Instalações elétricas para sistemas de refrigeração e condicionamento de ar.

Instrumentação

Controle e Automação

Carga Horária: 30 horas

Responsáveis: Antônio Augusto Torres Maia / Eduardo José Lima II

Sensores e atuadores aplicados à sistemas de refrigeração; Automação de sistemas de refrigeração; Controle de sistemas de refrigeração; Técnicas de sintonia de controladores.

Manutenção em Condicionamento

de Ambientes e Refrigeração

Carga Horária: 30 horas

Responsável: Marcelo Silva Monteiro

Legislação e normas regulamentadoras aplicadas a manutenção em sistemas de condicionamento de ambientes e refrigeração. Manutenção como fator de proteção ao meio ambiente, economia de energia e garantia da IAQ - Qualidade do Ar Interior. Características e classificação dos fluidos de trabalho. A manutenção da qualidade da água utilizada nos equipamentos de produção do frio. Tarefas de manutenção preditiva e preventiva (métodos de execução). Principais ferramentas e instrumentos utilizados na manutenção. Testes de funcionamento nos componentes e acessórios do sistema de refrigeração. Teste de funcionamento nos componentes do sistema de acionamento e controle. Recolhimento do refrigerante e abertura do sistema de refrigeração para manutenção corretiva. Limpeza do sistema de refrigeração. Teste de estanqueidade e detecção de vazamentos. Desidratação do sistema de refrigeração. Carregamento de fluido refrigerante e balanceamento termodinâmico. Procedimentos para o TAB – Testes, Ajustes e Balanceamento em sistemas de condicionamento de ambientes e refrigeração. Análise de falhas e ações de correção.

Disciplinas

Formação Base

Ar Condicionado e Ventilação

Refrigeração

Formação Geral

bottom of page